Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

Como fazer atores falarem
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Conversa Espacial

Módulo: 0 - Introdução

Atividade: 1 - Conversa Espacial

Projeto pronto: contém spoilers


Pra começar, abra o link do material clicando no nome da atividade aqui em cima e comece pela introdução.

Siga os passos do material e acompanhe cada etapa da atividade nos tópicos abaixo que se aprofundam, contém dicas dicas ou considerações.

Introdução

A introdução da atividade apresenta o projeto e alguns conceitos importantes do Scratch:

  • ator: todos os personagens e objetos do jogo, como atores e atrizes em uma peça de teatro;
  • palco: o espaço virtual do jogo, onde ficam ficam atores;

Tanto atores quanto o palco são representados visualmente na tela do jogo, por fantasias e cenários, respectivamente.

  • fantasia: é a “roupa” do ator. Um ator pode ter múltiplas fantasias, assim como personagens trocando de figurino numa peça de teatro;
  • cenário: é o visual de um palco. Assim como em uma peça de teatro, o cenário de um palco pode mudar.

💡 Clique na bandeira verde dentro do bloco “Experimente” pra ver como o jogo vai ficar ao final dessa atividade

Crie sua cena

Apesar do material oficial nos instruir a abrirmos um projeto inicial, você pode abrir um projeto novo em “Criar” no site do Scratch.

Você também tem liberdade pra escolher os cenários e fantasias que quiser.

💡 Não se preocupe em decorar todos os nomes das áreas do editor, você pode voltar aqui sempre que precisar.

Depois de seguir os passos desse capítulo, salve o projeto clicando em “Salvar agora”. Se você abriu o projeto sugerido na atividade, clique em “Remix” pra salvar uma cópia pra você.

Pico diz olá

Nessa seção, você vai ver que além de fantasias, um ator pode ter código, que vai dizer como o ator e comporta.

Pontos importantes:

  • Um código é feito através de blocos;
  • Você pode executar o comando de um bloco clicando nele;
  • Blocos são conectados com outros blocos, e são executados de cima pra baixo;
  • Existem diferentes tipos de blocos. Nessa etapa, vimos um bloco do tipo Aparência e um do tipo Evento;
  • Todos os blocos de código devem começar a partir de um bloco do tipo Evento, por exemplo Quando este ator for clicado
Pico toca um som

Além de código e fantasia, a última parte importante de um ator é o som. atores podem emitir sons, falar, ou até mesmo tocar música.

Pontos importantes:

  • Blocos de Som são parecidos com blocos de Aparência, a única diferença é que eles lidam com áudio ao invés de imagem;
  • Assim como fantasias, você pode adicionar múltiplos sons a atores.
Nano troca de fantasias

Essa seção explica como trocar a fantasia de um Ator e como alterar fantasias.

Pontos importantes:

  • Blocos de Aparência também podem servir pra trocar a fantasia de atores;
  • Você pode usar a aba Fantasias de um ator pra editar ou criar novas fantasias;
Giga muda de cor

Existem formas de adicionar efeitos nas fantasias dos atores com alguns blocos do tipo Aparência.

💡 Experimente com diferentes efeitos e valores

Reflexão

Essa seção é um sumário de algumas coisas que foram apresentadas com três perguntas. Abaixo, algumas considerações:

  • Quando estiver com a criança, encare isso como uma pergunta pra vocês, e não apenas pra ela;
  • Se a criança apresentar dúvidas, volte na seção do material com aquele conteúdo e incentive-a a achar a resposta lá;
  • É muito importante ter paciência: esse tipo de conteúdo não é algo simples à primeira vista, você pode precisar explicar a mesma coisa mais de uma vez, de formas diferentes.
Melhore o seu projeto

Pra finalizar a atividade, essa seção propõe utilizar o aprendizado das etapas anteriores e adicionar um novo personagem que possui algum comportamento ao ser clicado.

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