Ensine uma Criança

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Atividades divertidas e uma jornada de aprendizado em tecnologia para crianças e adolescentes, usando Scratch.

Fazendo um jogo de ação pra testar as habilidades de quem jogar
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Mandala

Módulo: 2 - Scratch Mais Longe

Atividade: 3 - Mandala

Projeto pronto: contém spoilers


Fala, internet! Hoje vai ser mais um dia de arte digital, por que vamos fazer um criador de mandalas.

A palavra “mandala” significa “círculo”, na língua sânscrita, e elas são comuns nas tradições budistas e hindu.

Hoje, vamos homenagear essa estética com um nossa arte interativa: um criador de mandalas, que cria formas circulares em cores e formatos diversos de acordo com nossa configuração.

O material original não está traduzido, então trouxe a atividade completa no texto daqui, com um roteiro um pouco reordenado.

O que você vai fazer

Acesse a seção “You will make” do material original pra ver um exemplo de como são as mandalas geradas automaticamente.

Clonando formas e formando padrões

Pra começar nosso projeto, vamos desenhar um novo ator e criar uma pétala. Você pode escolher a cor, o formato, e a posição dela.

Vou criar a minha com a função da caneta e pintar no centro:

petala de flor pintada de roxo

Dei o nome do meu ator de pétala, mas você pode decidir fazer sua mandala com qualquer símbolo.

Agora, vamos fazer nossa primeira demonstração de “repetir um padrão”.

No código da pétala, quando a bandeira verde for clicada, vamos usar o bloco crie um clone desse ator e o bloco mova ... passos.

O que acontece quando você clica em um botão depois do outro, repetidamente?

Percebeu que conseguimos criar clones, um ao lado do outro se usarmos esses dois blocos?

Nosso código de demonstração até agora tá assim:

repetição da clonagem

Só que isso ainda não tem nada parecido com um círculo, né? Então chegou a hora de experimentar.

Além de mover 10 passos, por que não tentamos girar 15 graus? Também vou colocar um vá para x ... y ... pra posicionar a primeira pétala no centro da tela.

Se seu círculo não ficar completo, experimente aumentar a quantidade de vezes que o padrão vai se repetir

posicionando a mandala antes de começar a girar

Vamos querer desenhar mais de uma mandala na tela, então vamos transformar o código de repetição de padrões em um bloco só nosso, através do botão “Criar novo bloco”:

Pra saber mais sobre o bloco defina, clique aqui.

Adicionando mais mandalas

E se quisermos adicionar mais mandalas na tela? Podemos usar nosso bloco mais vezes, em lugares diferentes.

Faça o teste com blocos vá para ... pra posicionar e criar as mandalas em lugares diferentes

Só que desse jeito, todas as nossas mandalas vão sair iguais, vamos resolver isso usando entradas nos nossos blocos defina.

Clique com o botão direito do mouse no bloco e clique em editar, aí adicione uma nova entrada com um rótulo:

Percebeu que agora podemos passar o valor 15 pro nosso bloco? E estamos usando esse valor no nosso bloco gire ... graus.

Agora, adicione mais desses blocos, com o ator em lugares diferentes do mapa:

mais de um padrão desenhado, cada um com um valor de graus

E com isso, podemos adicionar mais entradas e deixarmos as mandalas mais diferentes uma da outra.

Edite seu bloco mais uma vez, e adicione entradas para a quantidade de vezes que ele vai repetir, o tamanho e o movimento:

Mais efeitos!

Pra fazer nossa mandala ter folhas duplas, em cada repetição, podemos fazer um clone extra com o tamanho menor.

Vamos usar o bloco de mude ... no tamanho depois de criar o primeiro clone, e vamos aumentar o tamanho em 20 e diminuir depois de tirar o segundo clone pra voltar ao normal:

fazendo a folha dupla dentro do repita

Além disso, podemos também usar efeitos de imagem! Experimente com os efeitos e adicione dentro da sua repetição

efeito de cor adicionado na repetição

Mudando a fantasia

A última experiência que quero mostrar no seu criador de mandalas é a possibilidade de usarmos mais de uma fantasia, e até permitir o jogador escolher a fantasia de cada mandala.

Pra começar, adicione mais fantasias na sua mandala, e mude seu nome para os números 1, 2 e 3:

nomes nas fantasias adicionadas à pétala

Veja, no mundo, nem tudo são flores. Escolhi uma pétala de banana e outra de pterodáctilo.

E pra complementar, podemos usar o bloco pergunte pra deixar nosso jogador escolher qual é a fantasia da mandala.

Na pergunta, digite algo como: "Escolha a fantasia: 1 - flor, 2 - banana, 3 - pterodáctilo", e utilize a resposta dentro de um bloco mude para fantasia ...:

perguntas pro jogador qual é a fantasia antes de desenhar o padrão

Como desafio, tente colocar valores aleatórios para os números das mandalas, ou adicionar mais fantasias!

Espero que tenha gostado dessa atividade, e vejo você na próxima!

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