Ensine uma Criança

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Atividades divertidas e uma jornada de aprendizado em tecnologia para crianças e adolescentes, usando Scratch.

Fazendo um jogo de ação pra testar as habilidades de quem jogar
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Não Caia!

Módulo: 1 - Mais Scratch

Atividade: 5 - Não caia!

Projeto pronto: contém spoilers


Chegou a hora de criarmos um jogo que vai tirar o sono das pessoas: quem errar o tempo, cai na lava.

Na atividade de hoje, vamos criar um jogo de ação, visto de cima, onde o jogador deve pular de plataforma em plataforma até chegar no objetivo final.

O material original possui tradução, portanto você consegue acompanhar na íntegra clicando aqui.

As seções aqui em baixo vão conter dicas de explicação pra cada etapa da criação do projeto.

Você vai fazer

Explore essa parte pra saber como o jogo final vai ficar, e aproveite pra ver exemplos de temas pra você user no seu jogo.

O projeto-exemplo contém um bug de exibição, o seguinte link contém o projeto com o bug resolvido pra você poder testar: clique aqui.

Escolha um tema

O material vai propor algumas decisões pra você tomar: a direção que o jogador deve andar, as cores usadas, o personagem principal.

❗Na hora de escolher as cores, é muito importante que as cores do chão seja diferente da cor das plataformas e da cor do objetivo final, pois vamos usar as cores pra detectar onde o jogador está pisando.

Pule, salte, quique ou deslize!

Nessa primeira parte do jogo, seu personagem deve responder ao comando de salto. Você vai decidir como ele vai ser - o mais importante é que seu personagem saia do lugar e aumente de tamanho enquanto pula.

Aqui vai um exemplo de pulo de personagem:

  • toca um som de salto
  • aumenta de tamanho enquanto anda pra frente
  • depois diminui de tamanho enquanto anda pra frente

Ah, e não se esqueça de “preparar o tabuleiro”, e colocar seu personagem com o tamanho, fantasia e lugares corretos quando a bandeira verde for clicada.

Além disso, o material sugere colocar o código do pulo em um “bloco de topete” separado do bloco de início, assim, o código fica melhor organizado e fácil de interpretar. Ele faz isso usando o bloco transmita ....

Ele vai ficar mais ou menos assim:

Código inicial do ator do personagem principal com o pulo

Mude os números pra controlar a velocidade e a distância do pulo!

Ganhador

Essa seção mostra como fazermos a parte do “fim de jogo”: como o jogador vence?

Escolha uma cor pro piso onde o jogador deve encostar pra vencer o jogo e lembre-se: só esse piso deve ter essa cor, assim o Scratch não “se confunde” na detecção.

Use essa cor pra desenhar esse piso em um novo ator chamado Fim

Se você prestar atenção, nessa parte também temos um código que inicia a partir da mensagem inicio, e possui um bloco sempre dentro: assim como o código anterior, ele também é um “motorzinho” que é ligado e fica rodando, esperando algo acontecer.

Nesse caso, esperamos o jogador estar tocando no chão, e tocando na cor certa.

O material original utiliza uma variável chamada pousado pra guardar o tamanho inicial do personagem. É o tamanho que o personagem vai ter quando está encostado no chão, já que ele cresce enquanto está pulando.

O bloco de condição ... = ... ajuda a gente a saber se o tamanho do personagem é o mesmo tamanho dele pousado, ou seja, tocando no chão.

💡Adicione o bloco vá para camada da frente na preparação do personagem principal pra que ele sempre fique por cima das plataformas.

Essa é a parte do ator do personagem principal que foi afetada:

Código do personagem principal com a lógica da plataforma final

Ande nas plataformas

Essa é a hora de colocar o desafio no jogo: as plataformas.

Siga as orientações do material pra criar suas plataformas, que devem ficar andando para o jogador tentar pular em cima.

Escolha uma cor única pras plataformas, já que vamos precisar disso pra saber se o jogador caiu em cima dela.

Você pode se beneficiar do bloco se tocar na borda, volte pra fazer a plataforma subir e descer. O código de cada plataforma minha ficou assim:

Código da plataforma com o motor de andar e rebater na borda

Depois de escolher o som de “fim de jogo” no ator principal, o material te instrui a mudar seu código com uma mudança: adicionar um grande bloco se ... senão logo abaixo do bloco se tocando na cor <da plataforma final>.

Esse novo bloco deve verificar se o jogador está tocando na cor das plataformas. Se estiver, verifica se está tocando cada uma das plataformas individualmente, e a plataforma que estiver, mandamos o ator pra lá.

Caso o jogador não esteja encostando na cor das plataformas, verificamos se ele está encostando na lava, e se estiver, terminamos o jogo.

Novos blocos do código do ator pro comportamento das plataformas e lava

💡Se seu jogo estiver terminando antes do previsto, veja se seu personagem não está encostando na lava quando começa o jogo, antes de saltar. Se for necessário, use uma posição mais segura no vá para ... do início do jogo, ou diminua o tamanho do seu ator

Ajuste a dificuldade

Pra deixar seu jogo mais difícil ou mais fácil, você pode fazer coisas como:

  • mudar a velocidade das plataformas e deixá-las menores
  • adicionar mais plataformas e diminuir o tamanho do pulo
  • diminuir o tamanho do personagem principal
  • diminuir o tamanho da plataforma final
  • aumentar/diminuir a velocidade do pulo nos blocos mova ... passos do ator principal

Por fim, teste seus conhecimentos na seção “Teste rápido” e melhore seu projeto caso queira deixá-lo mais trabalhado com as dicas da seção “Melhore seu projeto”.

Até a próxima atividade

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