Ensine uma Criança

logo do projeto ao lado do nome ensine uma criança

Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

Fazendo interações com o mouse e efeitos especiais
voltar

Olhos Bobos

Módulo: 0 - Introdução

Atividade: 4 - Olhos Bobos

Projeto pronto: contém spoilers


Pra começar, abra o link do material clicando no nome da atividade aqui em cima e comece pela introdução.

Siga os passos do material e acompanhe cada etapa da atividade nos tópicos abaixo que se aprofundam, contém dicas dicas ou considerações.

Introdução

Esse projeto aqui é um exemplo que podemos fazer uma obra de arte interativa!

Vamos aprender a fazer nossos atores interagirem com a movimentação do mouse.

Primeiro, abra o link do material e vamos dar uma olhada nos exemplos de ideias que podemos fazer.

Podemos fazer os olhos, os braços ou qualquer outro ator apontar pro mouse.

Além disso, nossa obra de arte também pode ter seus efeitos e fantasias trocadas quando nosso observador clicar com o mouse.

Seu personagem

Agora é sua vez! Com base nas ideias anteriores, pense em como seu personagem vai sair: seus olhos vão mexer ou você vai escolher outra parte pra acompanhar o mouse?

A parte mais importante é: as partes móveis do seu personoagem, serão criados como atores diferentes, então, pode removê-los na fantasia do seu personagem. Se preferir, pode deixá-los por lá, já que vamos adicionar novos olhos por cima desses.

Por último, queremos que nosso personagem seja grande e fique no meio da tela, diferente dos nossos outros projetos.

Faça olhos bobos

Nessa parte, o material vai te instruir a adicionar um ator pra representar os olhos do ator. No final, será um ator pra cada olho, mas vamos fazer o primeiro e depois podemos duplicá-lo.

Ah, e as fantasias no Scratch são feitas apontando pra direita, então, a iris dos olhos que vão apontar pro mouse devem ser desenhadas do lado direito do globo ocular.

Efeitos do ator

O que mais nosso ator pode fazer reagindo ao mouse?

O material sugere adicionarmos uma mudança ao efeito cor quando o ator é clicado! Você pode adicionar o código no ator principal ou em um dos olhos.

Pra finalizar o personagem, por que não adicionar um acessório? Talvez um chapéu, um brinco, ou um objeto em sua mão? Esse objeto deve ter várias fantasias, que podem mudar quando ele é clicado.

Efeitos do palco

Você pode fazer o mesmo com o palco! Tente modificar a fantasia e efeitos visuais do palco quando o jogador clicar.

Caso você queira limpar os efeitos visuais, utilize o bloco Remova os efeitos gráficos. Experimente colocar esse bloco logo após a bandeira verde sendo clicada.

Início O que é Aulas ao Vivo