Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

Criando um roteiro e separando seu código em partes
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Surpresa! Animação

Módulo: 0 - Introdução

Atividade: 5 - Surpresa! Animação

Projeto pronto: contém spoilers


Pra começar, abra o link do material clicando no nome da atividade aqui em cima e comece pela introdução.

Siga os passos do material e acompanhe cada etapa da atividade nos tópicos abaixo que se aprofundam, contém dicas dicas ou considerações.

Introdução

Comece dando dois passos pra trás: antes de fazer qualquer coisa, vamos pensar no roteiro.

A proposta do material é dividirmos em quatro partes:

  1. Configuração (ou preparar o tabuleiro)
  2. Curiosidade
  3. Surpresa!
  4. Reação

A configuração é algo que já fazemos normalmente: preparar os atores em suas posições e fantasias corretamente antes de tudo começar.

Dê uma olhada nas inspirações que o material oferece e monte sua própria história. Aqui vai mais uma sugestão:

  1. Um carro está desbravando uma estrada
  2. Um obstáculo cai na frente do carro!
  3. O carro consegue frear antes de bater no obstáculo
Configurar

Nos vídeos, sempre falamos da configuração como “preparando o tabuleiro”, que é o que precisamos fazer antes de começar uma nova partida: colocar as peças, cartas, ou dados nos lugares deles.

No Scratch, isso significa escolhar a posição, direção, fantasia, visibilidade, entre outras coisas sobre os atores e cenários.

Confira se você está logado no site e se você salvou seu projeto!

Curiosidade

Dependendo do seu roteiro, você vai precisar fazer coisas como:

  1. Fazer o ator pensar ou dizer algo;
  2. Trocar sua fantasia;
  3. Girar ou mover o personagem até algum lugar.

Seguindo o exemplo que escolhemos antes, essa é a cena que o carro vai estar andando na estrada, antes do obstáculo cair.

Preste atenção em quanto tempo leva para sua animação concluir essa etapa, você vai precisar disso depois!

Surpresa

Pra fazer a surpresa, você vai usar tecnicas parecidas! Geralmente a surpresa consiste em um elemento aparecer na tela, então, um novo ator que começa escondido e aparece depois pode ser útil!

O desafio dessa parte da história é: que momento ela vai começar?

Toda a animação que colocarmos aqui deve partir de um bloco de início (ou topete), mas não pode ser imediatamente quando a bandeira verde for clicada.

Pra isso, podemos usar o bloco espere ... segundos logo após o bloco de início Quando bandeira verde for clicada. Agora, você vai precisar saber quanto tempo leva pra animação da “Curiosidade” terminar.

Depois de esperar, o código da “Surpresa” entra em jogo.

Existe uma outra forma de atrasar esse código começar utilizando o cronômetro. Você pode saber sobre ele mais clicando aqui.

Reação

Pra finalizar, você vai adicionar a animação da reação no primeiro ator.

No exemplo que demos acima, seu código poderá ficar logo em seguida do código da “Curiosidade”, ou você pode colocar outro bloco de início Quando a bandeira verde for clicada, aguardar até a “Surpresa” terminar usando o bloco espere ... segundos.

Prossiga com a reflexão do material pra testar seus conhecimentos e melhore seu projeto ainda mais! Pra ver um exemplo de projeto pronto, veja o vídeo da atividade acima.

Vejo você na próxima atividade!

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