Ensine uma Criança

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Atividades divertidas e uma jornada de aprendizado em tecnologia para crianças e adolescentes, usando Scratch.

Usando perspectiva pra criar um efeito “2.5D”
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Tacada de Sorte

Módulo: 2 - Scratch Mais Longe

Atividade: 6 - Welcome to my world

Projeto pronto: contém spoilers


E aí, internet!

A primeira coisa que quero pedir é permissão pra tradução livre do episódio original 😄. A tradução literal “Boas-vindas ao meu mundo” não fazia muito sentido com a temática que escolhemos.

O material original é uma proposta de desafio. A ideia principal é criar um mundo 2.5D, no qual usamos a perspectiva pra criar a ilusão de profundidade.

Por isso, não vou adicionar um tutorial de como fazer por escrito, já que a ideia é você criar seu próprio!

De qualquer forma, adicionei a gravação de como fiz o efeito de profundidade no meu projeto.

Ideias pra te ajudar

Você se lembra do nosso projeto do Astromóvel da Natureza? Nele, temos controles que controlam remotamente nosso robô.

Também temos o efeito de profundidade no tamanho dos atores, que são menores conforme andam pra longe.

Além disso, os movimentos dele são pra causar o efeito de perspectiva, então ele se movimenta menos quando está no fundo da tela.

E ao invés de controlar o personagem, você pode controlar o “cenário”, pra causar o efeito de movimentação da câmera.

No nosso projeto “Não Caia”, temos um exemplo de como saber se o personagem está a uma certa distância da câmera. Você lembra que usamos um bloco se <tamanho> == 20 então no personagem principal pra saber se ele estava encostando no chão? Dessa vez, você pode usar o tamanho do ator pra saber se ele já passou de uma certa distância da câmera.

Aqui são ideias de outras técnicas que você pode usar:

  • criar clones pra fazer atores se multiplicarem
  • usar blocos de efeito de aparência
  • salvar algum tipo de pontuação dentro de uma variável
  • usar sons nos atores e abaixar o volume conforme eles se afastam, assim como o tamanho

E o mais importante: se divirta fazendo!

Com isso, finalizamos todas as atividades da saga Code Club, e as próximas atividades vão ser de autoria própria.

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