Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

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Condições

Você já deve ter visto alguns blocos ou encaixes com o formato de hexágono:

Exemplos de blocos e encaixes hexagonais

Nós chamamos esses blocos de condições, e essas condições podem ser mentira ou verdade.

Os encaixes hexagonais são como detectores de mentira: eles recebem uma condição e escolhem o que vão fazer com ela.

O bloco se ... então, por exemplo, abraça seus blocos-filho e só os executa quando a condição for verdade. Ele é como uma mamãe-coruja protegendo seus filhos das mentiras do mundo.

No exemplo abaixo, temos uma condição com esse bloco, e os blocos de dentro só vão ser executados caso a tecla espaço esteja pressionada:

Bloco 'se ... então' que só executa se a tecla espaço está pressionada

Ao longo das atividades, vamos ver juntos outras formas de usar nossos blocos detectores de mentira pra controlarmos a lógica dos nossos jogos.

Além disso, o Scratch também possui operadores lógicos, que nos ajudam a combinar condições ou manipular verdades.

O operador não ..., por exemplo, transforma uma mentira em uma verdade:

Bloco 'se ... então' que só executa se a tecla espaço não está pressionada

Essa é a lista de operadores lógicos nas condições:

OperadorDescrição
não ...Inverte uma condição
... ou ...Verdade se ao menos uma das condições forem verdade
... e ...Verdade apenas se ambas as condições forem verdade
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