Ensine uma Criança

logo do projeto ao lado do nome ensine uma criança

Atividades divertidas e uma jornada de aprendizado em tecnologia para crianças e adolescentes, usando Scratch.

voltar

Variáveis

Variáveis são uma forma de guardarmos algo na memória pra não esquecermos.

Você já precisou anotar alguma coisa pra não esquecer? Nosso computador precisa fazer isso o tempo todo!

Uma variável no Scratch é como uma gaveta, mas é uma gaveta peculiar, já que ela só guarda uma coisa de cada vez.

Essa coisa pode ser um número ou texto, e podemos mexer nessa gaveta desde que sigamos a única regra: cada gaveta só guarda uma coisa:

Uma gaveta peculiar que só possui um papel em branco dentro

Pra criar uma variável no Scratch, basta ir até a seção Variáveis e clicar em Criar uma variável:

Onde fica o botão 'Criar  uma Variável'

Quando criar, você deve escolher um nome pra ela, e esse nome é como se fosse uma etiqueta que colamos pra identificar o conteúdo:

A mesma gaveta, agora com uma etiqueta de identificação escrito 'nome do jogador'

No exemplo acima, temos uma variável com o nome nome do jogador e nela está guardado o nome Natalia

O Scratch nos permite gerenciar nossas gavetas com os seguintes blocos:

  • mude <variável> para ...: substitui o que está dentro da gaveta por um valor novo;
  • adicione ... a <variável>: acrescenta (ou subtrai, com valores negativos) um valor ao número que está na gaveta;
  • mostre/esconda a variável ...: exibe ou esconde as variáveis no painel do jogo

As variáveis podem ou não ser vistas pelo jogador. Você pode usar os blocos de mostrar/esconder acima, ou interagir com as variáveis diretamente pelo painel. Experimente clicar com o botão direito sobre uma delas:

Clique na variável com o botão direito pra ver mais opções
Início O que é Aulas ao Vivo