Ensine uma Criança

logo do projeto ao lado do nome ensine uma criança

Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

voltar

Variáveis

Variáveis são uma forma de guardarmos algo na memória pra não esquecermos.

Você já precisou anotar alguma coisa pra não esquecer? Nosso computador precisa fazer isso o tempo todo!

Uma variável no Scratch é como uma gaveta, mas é uma gaveta peculiar, já que ela só guarda uma coisa de cada vez.

Essa coisa pode ser um número ou texto, e podemos mexer nessa gaveta desde que sigamos a única regra: cada gaveta só guarda uma coisa:

Uma gaveta peculiar que só possui um papel em branco dentro

Pra criar uma variável no Scratch, basta ir até a seção Variáveis e clicar em Criar uma variável:

Onde fica o botão 'Criar  uma Variável'

Quando criar, você deve escolher um nome pra ela, e esse nome é como se fosse uma etiqueta que colamos pra identificar o conteúdo:

A mesma gaveta, agora com uma etiqueta de identificação escrito 'nome do jogador'

No exemplo acima, temos uma variável com o nome nome do jogador e nela está guardado o nome Natalia

O Scratch nos permite gerenciar nossas gavetas com os seguintes blocos:

  • mude <variável> para ...: substitui o que está dentro da gaveta por um valor novo;
  • adicione ... a <variável>: acrescenta (ou subtrai, com valores negativos) um valor ao número que está na gaveta;
  • mostre/esconda a variável ...: exibe ou esconde as variáveis no painel do jogo

As variáveis podem ou não ser vistas pelo jogador. Você pode usar os blocos de mostrar/esconder acima, ou interagir com as variáveis diretamente pelo painel. Experimente clicar com o botão direito sobre uma delas:

Clique na variável com o botão direito pra ver mais opções
Início O que é Aulas ao Vivo